Receita de Tortilla + Chilli - Viva La Vida!

Posted: 22 de nov de 2011 by Lux Alt in Marcadores: , , , ,
0

Tortilla (ou em português Tortilha) é um importante exemplar da cozinha mexicana e da América Central.
A tortilla é um gênero de pão ázimo, confeccionado a partir de farinha de milho e/ou de trigo. Geralmente usada como entrada ou base para outros pratos, como: burritos, tacos, fajitas e tostadas. 

Ingredientes:
- 1 ½ xícara (chá) de farinha de trigo
- 1 ½ xícara (chá) de fubá mimoso (se conseguir o
mexicano é melhor - ele é branco );
- 3/4 colher (chá) de sal;
- 3 colheres (sopa) de gordura vegetal;
- 3/4 xícara (chá) água morna.


Modo de Preparo
-Misture os 3 primeiros ingredientes. Junte a gordura vegetal e misture com os dedos, formando uma farofinha. Acrescente a água aos poucos mexendo com a mão, até formar uma bola. Se necessário, use pouquinho mais de água;
-Trabalhe a massa por cerca de 5 minutos, amassando até que fique bem homogênea e não grude mais nas mãos. Deixe descansar de 30 a 45 minutos.
-Divida a massa em 15 bolas e vá abrindo uma por uma, deixando as outras cobertas com o plástico (sempre). Se for fazer tortillas grandes, abra o disco com 18 cm, se for pra canapés mexicanos, corte com a xícara de café (lembre-se, a massa deve ficar fina);
-Frite as tortillas em frigideira quente: unte a frigideira com algumas gotas de azeite e toste levemente de um lado, vire a tortilla e pressione delicadamente até formarem as bolhas. Vire e aguarde mais 1 minuto. Vire novamente e deixe-a tostar levemente em alguns pontos.

Observações:
- Enquanto a massa está quente, você pode dar o formato que quiser, depois de fria não.
- Essa receita é adaptada, pois temos dificuldade em conseguir a milharina mexicana, que é o ingrediente que quase nunca se encontra no Brasil. Porém fica perfeita com fubá do tipo mimoso.

Para recheio: Pode-se usar qualquer coisa de sua preferência, desde cremes doces, até geleias e pastas como Guacamole, que já postei a receita. Outra receita para recheio muito fácil é:

Chilli De Soja

Ingredientes:
1 colher de sopa de azeite;
1 cebola ralada ou bem picada;
4 dentes de alho amassados;
1 colher de chá de orégano;
1 folha de louro;
200 g de proteína de soja texturizada previamente hidratada e escorrida;
2 xícaras de chá de purê de tomate;
1 colher de café de cominho;
1 folha de couve cortada em tirinhas;
2 xícaras de chá de feijão cozido (escorrer o caldo);
1 colher de sopa de salsa picada;
Molho de pimenta a gosto.

Modo de Preparo
- Aqueça o azeite em uma panela e refogue a cebola, o alho, o orégano, o louro e a soja texturizada;
- Junte o purê de tomate, o cominho e deixe ferver até engrossar um pouco;
- Acrescente o feijão, a couve e a salsa picada;
- Deixe ferver por mais 10 minutos;
- Adicione o molho de pimenta e desligue o fogo;
- Passe para um refratário.

Receitas adaptadas do Cybercook e Wikipédia.

*** 

Margô tinha uma afinidade com tudo que apresentava relação com a morte. Sua paixão por tradições que envolviam o tema só aumentava a cada dia que sua vida passava. Viajou o mundo admirando as interpretações mortuárias de várias culturas.
Até que se deparou com os 'Dia de Los Muertos', comemoração de antigos Meso-americanos que tinham como costume conservar os crânios humanos como troféus e mostrá-los em seus rituais. Eles acreditavam que os caminhos destinados às almas dos mortos eram definidos pelo tipo de morte que tiveram, e não pelo seu comportamento em vida, o que lhes fez ver o mundo de outra forma.
Quando Margô se deparou com essa possível realidade, decidiu que estaria preparada para que sua morte fosse em felicidade. Contudo fazendo da vida algo extraordinário a se consagrar.
Passou a viver de forma intensa, leve e feliz. Adorava os prazeres do paladar. Amava estar rodeada de amigos em festas gastronômicas vegans. E fez isso por muitos anos.
Foi justamente numa festa mexicana regada a muita tequila, tortillas, guacamole e burritos com pimenta que Margô faleceu rodeada de seus melhores amigos aos 105 anos.


Receita, degustação e conto em agradável colaboração de @Josi_Calixto.


0 coments: