Receita De Bolinho Frito de Soja (PTSkos) + Bazilla بازيلا (Pasta de Ervilhas)

Posted: 18 de dez de 2011 by Lux Alt in Marcadores: , , , , ,
0

Aanisan sempre pensou que exercitar seu veganismo ou vegetarianismo era tão somente substituir a carne por soja. E assim sempre preparava seus pratos medíocres a base de proteína texturizada de soja que ficavam com sabor de textos apócrifos de revista de fofoca sobre quase famosos oriundos de reality shows.
Mesmo com essa ideia minúscula e alienada ainda se achava a pessoa mais ativista vegetariana que conhecia. Até que participou de uma festa vegastronomica, onde viu que mesmo as coisas de soja poderiam ser mais criAtivas do que imaginava. Onde viu também que ser vegan está além da mediocridade de seu prato!

***

           Como hidratar a Proteína Texturizada de Soja (PTS)
Um dos primeiros ingredientes quando se pensa em vegetarianismo é a soja. Creio que pensam que vegetarianos tem uma louca compulsão por soja, ou que querem tornar tudo parecido à carne! Ledo engano. Soja é uma ótima fonte de proteína vegetal.
Um dos principais passos (que exige um tempinho) para uma boa receita que utilize PTS é a hidratação! Assim não terá um prato com o desagradável sabor rançoso do qual muita gente reclama.
Em uma panela ponha 200g de PTS, adicione 2 colheres de chá de sal e 500ml de água. Deixe descansar por 20 minutos. Leve ao fogo até levantar fervura, desligue, adicione mais água fria até que a proteína fique submersa. Deixe descansar por mais 30 minutos. Escorra em uma peneira ou escorredor e retire o excesso espremendo com as mãos. Está devidamente hidratada sua PTS!

Ingredientes do Bolinho Frito:
- 200g de PTS (previamente hidratada);
- 1 cebola grande (picada bem pequena);
- 3 dentes de alho (amassados ou em pasta);
- 1 colher de sopa de sal;
- 1 colher de sopa de preparado de alho e sal;
- 3 colheres de azeite;
- ½ xícara de aveia em flocos;
- 3 xícaras de chá de trigo (pode ser com fermento);
- ½ xícara de fubá (do tipo mais fino que encontrar);
- Temperos completos à gosto;
- Pimenta do reino a gosto;
- 300 ml de óleo de soja;
- 2 dentes de alho (Com casca).

Modo de preparo:
 - Misture a proteína texturizada de soja hidratada e espremida, a aveia, a cebola, o alho, o sal, os temperos, o azeite num recipiente.
- Vá adicionando 2 xícaras do trigo e misturando com as mãos. Até que fique numa textura homogênea e que não grude mais nas mãos. Faça o teste tentando enrolar uma bolinha. Se precisar, adicione mais trigo.
- Deixe descansar por 30 minutos.
- Em um recipiente largo (pode ser uma forma rasa e larga de bolo) ponha a xícara restante de trigo com o fubá. Ponha uma pitada de sal e pimenta do reino a gosto. Esse preparo servirá para empanar os bolinhos.
- Passados 30 minutos, é hora de enrolar os bolinhos. O segredo é fazer nem grande nem pequeno. Pois se ficar grande demais, há de ficar cru por dentro. Uma dica para ele não se soltar é amassar com força para que ele se una bem, só então depois passar a modelar enrolando.
- Vá enrolando e reservando no recipiente para empanar. Reserve.
- Leve ao fogo os 300ml de soja com os dois dentes de alho com casca (o alho impede que o óleo queime!);
- Agora é só fritar submerso em óleo. Assim, fritará por igual.

E está pronto o bolinho crocante para todas as horas! Pode ser guardado cru em geladeira coberto com papel filme por até uma semana. Dependendo do formato, pode vir a ser hambúrguer, croquete, e etc. (Pode ser adicionado outros ingredientes à massa, como azeitonas picadas, cheiro verde, manjericão).


Bazilla (Pasta de Ervilhas)
Inspirado no Homus, eu quis fazer uma receita simples no mesmo estilo. Do mesmo modo que em árabe, ‘homus’ significa simplesmente ‘grão-de-bico’, ‘bazilla’ significa ‘ervilha’. E quem se importa se essa receita pode já ter outro nome? Eu é que fiz essa!

Ingredientes da Bazilla:
- 200g de ervilhas verdes partidas;
- 1 cebola grande (picada grosseiramente);
- 5 dentes grandes de alho (picados grosseiramente);
- ½ xícara de chá de azeite;
- Tempero completo a gosto;
- Sal a gosto;
- Pimenta do reino a gosto;
- Suco de ½ limão.

Modo de Preparo:
- Deixe a ervilha de molho de um dia para o outro,
- Cozinhe a ervilha em bastante água até que ela fique macia e se desmanchando;
- Refogue o alho e a cebola em azeite e jogue na ervilha com o sal e temperos;
- Deixe terminar de cozinhar até que não reste mais água, mas que ainda fique úmida;
- Deixe esfriar, bata num liquidificador com azeite, o suco de limão e um copo (americano) de água natural. Até ficar com consistência entre patê e purê!

- Servir frio. Pode ser usado como pasta em pães, torradas, bolachas e nessa ocasião, como molho para o nosso aperitivo, o bolinho de PTS.

***

Soja
Alimentos à base de soja estão em todo lugar - leite de soja, iogurte de soja, carne de soja, entre outros. A soja é bem popular porque se acredita que ela seja um alimento que combate e previne diversas doenças. Alguns estudos destaca a soja como um alimento eficiente para prevenir doenças do coração, ajuda na cura do câncer, alívio dos sintomas da menopausa e prevenção de osteoporose.

Além de ser rica em proteínas e fibras, o óleo de soja é do tipo "bom", rico em ômega-3. A soja também é o único legume considerado uma proteína completa. A proteína completa é aquela que contém todos os 9 aminoácidos essenciais que uma pessoa deve consumir. Legumes geralmente são incompletos, necessitando de uma combinação com grãos para que forneça todos os aminoácidos necessários. Por esse motivo, a soja é muito utilizada na dieta vegetariana, como por exemplo, o tofu.


Ervilha
A ervilha oferece muitos benefícios à saúde, variando conforme a espécie do grão. De uma forma geral, podemos afirmar que os grãos possuem sais minerais, como cálcio, fósforo, ferro, enxofre, potássio e cobre, elementos que são constituintes estruturais dos tecidos corpóreos e reguladores orgânicos que controlam os impulsos nervosos. A leguminosa também possui vitaminas A, importante para a visão e para a formação de ossos; vitaminas do complexo B, que desempenham um papel importante no metabolismo energético; e vitamina C, importante nos processos de cicatrização. Rica em vitaminas K1, C, B1, A e B6.

0 coments: