Receita De Panqueca Ver(de) Vegan (Com Couve)

Posted: 21 de abr de 2012 by Lux Alt in Marcadores: , , , ,
4

Os anos se passaram, a vida se passou... As pessoas passaram, os amigos enlouqueceram ou se tornaram sóbrios demais. As lembranças também se dissolveram durante aqueles últimos anos naquela granja, anteriormente uma comunidade alternativa... Mas a coisa que menos lembrava era se as panquecas já eram verdes devido à couve quando era jovem, (nos anos setenta para ser mais exato) ou se eram verdes por outro motivo.

***

Ingredientes da massa:
1 xícara de farinha de trigo (com fermento);
½ xícara de aveia em flocos (fina);
1 colher de café de sal;
3 colheres de azeite;
1 e ½ xícaras de água;
1 folha de couve (sem talo);

Ingredientes do recheio:
5 folhas de couve picada em fios;
1 tomate grande picada em cubos;
1 cebola média picada;
3 dentes de alho em lâminas;
Cheiro verde a gosto;
Azeite;
Tempero preparado de sal e alho;

Ingredientes do molho (Opcional):
200g de molho de tomate pronto;
2 cabeças de alho;
Orégano a gosto;
Sal e pimenta do reino a gosto.

Modo de preparo:
Misture todos os ingredientes num liquidificador edeixe bater por bastante tempo para não ficar pedaços de couve. A massa vai obter uma coloração verde-claro desde esse momento.
Unte uma frigideira antiaderente com um fio de azeite e deixe esquentar bem... Despeje uma quantidade e vá movendo a frigideira circularmente de modo que a massa vá tomando a forma do fundo da frigideira. Deixe as bordas dourarem um pouco até perceber que está se soltando. Com auxílio de uma espátula, desgrude a massa e vire (ou no ar que é mais simples).
Dependendo da aderência da frigideira, só precisa untar de duas em duas panquecas.

            Refogue o alho e a cebola no azeite, adicione a couve, a tomate e o restante dos temperos. Até a couve murchar pela metade e ficar mais “unido”.
            Refogue o alho em azeite adicione o molho de tomate junte orégano, sal e pimenta do reino a gosto.

Depois de prontas, recheie com uma boa porção de couve refogado e enrole. Junte pelo menos 3 num prato e despeje molho em abundância. A receita rende 6 panquecas médias.

***

Couve
A couve é uma hortaliça muito rica em minerais (cálcio, ferro e fósforo) e vitaminas (A, complexo B e C). Ela é excelente para combater problemas digestivos, enfermidades do fígado, cálculos renais, menstruação dolorosa, artrite, bronquite, além de curar úlceras estomacais.
A couve pode ainda ser utilizada para evitar ressacas, aliviar a prisão de ventre (devido ao seu alto teor de fibras), evitar a má disposição e aliviar dores causadas pelas úlceras gástricas.
A couve é depósito formidável de iodo, devendo ser consumida regularmente por portadores de bócio ou papeira — doença originariamente produzida por deficiência na ingestão deste mineral.
O iodo da couve é constituinte essencial da glândula tireóide, participando na produção diária dos hormônios tiroxina (T4) e triodotironina (T3).

Suco de Couve
O suco de couve é um tônico mineralizante excelente para o organismo, além de atuar como vermífugo e estimulador do apetite. Apesar de o suco possuir um teor de calorias muito baixo, ele satisfaz a sensação de apetite. Sendo assim, pode ser recomendado para tratamento em obesos. É muito rico em enxofre. Por isso, pode ser utilizado para combater a seborreia do couro cabeludo.

4 coments:

  1. pati says:

    fiz a minha versão branquinha e ficou uma delícia. =D imagina essa verde. =P valeu, lucas. salvou a noite. ;)

  1. Sara says:

    sempre bom para comer este tipo de coisas, especialmente quando parecem coisas feitas por um profissional, espero comer coisas como esta semana quando vou comer na la caballeriza

  1. Anônimo says:

    Deliciosa. Aprovadíssima a receita. Obrigada pela super dica.

  1. Danil BR says:

    Ótima receita, fica uma delícia!