Receita De Risoto Ao Co-Couve

Posted: 24 de mai de 2012 by Lux Alt in Marcadores: , , , ,
0

Ele estava num restaurante chiquérrimo degustando um prato dentre milhares de coisas com um nome impronunciável numa língua indecifrável. E o sabor o fez lembrar seus tempos de estudante, despojado, frenético e indolente.
Depois daquela noite, decidiu que não mais iria a um restaurante daqueles pagar tão caro. Investiria seu dinheiro em jantares para amigos e em livros e dicionários estrangeiros para batizar seus pratos de risoto ao cocouve com nomes abstratos.

***

Ingredientes:
1 xícara de arroz integral (hidratado durante 4 horas);
4 folhas grandes de couve;
200 ml de leite de coco;
1 colher de sopa de azeite de dendê;
1 cebola média picada;
3 dentes de alho amassados;
1 colher de chá de gengibre raspado;
Sal ou tempero completo de Alho + Sal.

Modo de preparo:
Ponha 700 ml de água para esquentar. Enquanto isso refogue o alho e a cebola no azeite de dendê, deixe dourar. Escorra bem e adicione o arroz. Dê uma aquecida, sempre mexendo. Adicione a couve cortada em tirinhas finas. Mexa até misturar bem e junte metade do leite de coco. Acresça a água quente (não precisa deixar ferver) e o tempero completo. Quando levantar fervura mexa de vez em quando durante 15 minutos. Acrescente o restante do leite de coco e deixe ferver por mais 5 minutos. Servir ainda quente.

***

Arroz Integral
Consiste em grãos intactos, privados apenas de sua casca, preservando a película e o gérmen, onde se encontra a maior parte dos nutrientes deste alimento.
A película é constituída por fibras insolúveis que estimulam o sistema gastrointestinal e aumentam o período de saciedade. Contém a vitamina B1, que é quase ausente nos alimentos refinados.


O coco na nutrição
O valor nutritivo do coco varia de acordo com seu estado de maturação, apresentando de maneira geral bom teor de sais minerais (potássio, sódio, fósforo e cloro), e fibras, importantes para o estímulo da atividade intestinal. Devido ao seu conteúdo em sais de potássio e sódio, é um alimento adequado contra aterosclerose, para o sistema nervoso, cérebro e pulmões, além de ser um bom alimento para os diabéticos.
A água de coco é muito saborosa. Pode ser empregada como diurético, por ser inofensiva e rica em sais de potássio. É também indicada nos casos de diarreia, vômitos ou mesmo desidratação. Tem grande eficácia nos casos de pressão alta, problemas cardíacos, cãibras, astenia, dores de cabeça e mal-estar. Ajuda também no crescimento infantil e no combate ao colesterol.
Já o coco maduro é contraindicado às pessoas com problemas cardíacas e que tenham alta taxa de colesterol no sangue.
Para verificar se o coco maduro está em boas condições, é suficiente bater com uma moeda na casca. Se ele estiver fresco, o som será estridente. Som oco indica que a fruta está estragada.
O coco realça o sabor dos alimentos, sendo excelente no preparo de bebidas, pratos doces e salgados, substituindo com vantagem nozes e amêndoas nos diferentes tipos de receitas.
Cem gramas de coco maduro fornecem 290 kcal (quilocalorias) e 100 miligramas de água de coco, 22 quilocalorias.

0 coments: