Receita De Mafufo (Charuto De Repolho)

Posted: 18 de jul de 2012 by Lux Alt - INCØGNITØ in Marcadores: , , ,
0

Thomas era apaixonado por seus charutos naturais... Tinha todo um ritual para fumar oculto de seus pais. E esses nunca entenderam porque mesmo ele sendo um desastre em culinária, enrolava tão bem aqueles charutos de repolho na cozinha. Aproveitando tudo o que havia de sobras do almoço e assim saciando uma fome voraz sempre ao fim da tarde.

***

     Minha ideia inicial era fazer a receita baseada em outra que havia visto para ainda cozinhar o arroz depois de formar os rolinhos. Que vai à panela de pressão. (Eu não sou muito fã de usar panela de pressão. Só por praticidade mesmo). Mas, quando estava prestes a preparar mesmo assim, vi que havia grande quantidade de arroz refogado com couve e batatinha na geladeira. Dai pensei rápido: Ah, vai sair mais fácil do que eu imaginava... Ótima receita para fazer reaproveitamento de comida.

Ingredientes:
Para os charutos:
7 folhas de repolho;
2 xícaras de chá de arroz cozido;
350 gramas de PTS hidratada;
1 folha de couve picada em fios;
1 pimentão grande picado;
2 cebolas médias picadas;
3 dentes de alho amassados;
3 colheres de coentro picado;
1 colher de chá de tempero preparado de alho e sal;

Para o molho:
500 ml de extrato de tomate;
½ xícara de chá de azeite;
3 dentes de alho cortados em lâminas;
1 colher de café de açúcar;
1 colher de chá de sal;
Suco de meio limão;
Orégano a gosto;
Manjericão a gosto.


Modo de preparo:
Leve ao fogo uma panela com bastante água e um pouco de sal. Deixe ferver por 2 a 3 minutos. Retire o miolo do repolho usando uma faca. Assim as folhas poderão soltar mais facilmente. Separe as folhas com cuidado para não rasgá-las. Devem estar ligeiramente flexíveis.
Refogue a PTS em azeite com alho, cebola, couve, tempero por ultimo o pimentão e coentro.
Misture numa bacia a soja refogada com o arroz e azeite. Coloque uma folha de repolho sobre uma tábua de trabalho e arrume cerca de duas colheres de sopa cheias de recheio no centro, em forma de croquete. Dobre as laterais sobre o recheio e enrole, sem apertar muito, formando um charuto. Repita o procedimento até usar todo o recheio.
Refogue o alho laminado em azeite, adicione o extrato de tomate, adicionando posteriormente sal, suco de limão, açúcar, orégano e manjericão. Quando atingir fervura, adicione 250ml de água. Espere atingir fervura novamente.
Unte um refratário com o restante de azeite, e faça uma camada rasa de molho. Arrume os charutos com as pontas para baixo, para que não desenrolem. Banhe-os com o restante do molho e leve ao forno por 30 minutos.

Pode ser feito com folhas de couve. Eu prefiro, pois não é adocicado como o repolho, porém, não fica tão belo. Ainda não testei, mas provavelmente fica legal com acelga também.

         O Repolho:
O repolho pode ser consumido cru ou cozido em saladas, refogado, ensopados e cozidos. É um dos vegetais que tem menos calorias, sendo, portanto, muito indicado nos regimes para manter ou perder peso. Também é rico em sais minerais (cálcio, ferro e enxofre), importantes para a boa formação dos ossos e dentes e para a pele. Além disso, contém vitaminas A e do complexo 13. É também uma ótima fonte de vitamina C, mas esta só é aproveitada quando o vegetal é comido cru.

Repolhos, possuem quantidades boas de caroteno e vitamina C. O alto teor de vitamina B6 contribui para o bom funcionamento do metabolismo de carboidratos, proteínas e gorduras. Devido a presença de fibras contribui para o bom funcionamento intestinal.


0 coments: