Receita De Pé-De-Moleque

Posted: 21 de jan de 2013 by Lux Alt in Marcadores: , ,
1

Entre as crianças da rua espalhou-se a fábula que a ranzinza dona Alba da casa 507 fazia doce de criancinhas e depois comia. E mesmo sem mais dentes originais na boca, dona Alba jamais dividiria com alguém aqueles pés... Pés-de-moleque. Muito menos com os moleques!
***
                        
Ingredientes:
- 6 xícaras de amendoim torrado sem casca;
- 4 xícaras de açúcar;
- 2 colheres (chá) de bicarbonato de sódio;

- 2 colheres (chá) de achocolatado. (Opcional)
- 2 colheres (chá) de glucose de milho.(Opcional)

Modo de preparo:
Lave o amendoim e escorra. Coloque em uma panela o açúcar e os amendoins, misture bem e leve ao fogo misturando delicadamente. Quando o açúcar começar a ficar com um tom dourado, acrescente o bicarbonato. Retire do fogo e misture muito bem. Despeje em um tabuleiro untado e, assim que começar a endurecer, corte os quadradinhos de pé-de-moleque. Rende bastante... O difícil é comer moderadamente.


O Amendoim

Pode ser usado como outros legumes e grãos para fazer um leite sem lactose, como bebida, o leite de amendoim.
Aqui no Brasil, é um aperitivo tradicional. Em alguns países, chega a fazer parte das principais refeições. Rica fonte de energia, a semente combina com receitas doces, salgadas, com sala de espera e roda de papo em botequins.

Semente Brasileira:
A maioria dos estudos indica que o amendoim foi identificado pela primeira vez no Brasil, durante o período de colonização. Era muito consumido pelos povos nativos, tanto é que diversas histórias indígenas se referem a essa semente. Entre os mitos Tuparis, por exemplo, a árvore do amendoim era a que segurava o céu.

Pura Proteína:
Em média, há 30% de proteínas nas sementes. Já o óleo contém cerca de 50%. Por ser uma das fontes vegetais com maior quantidade de proteína, o amendoim consegue suprir a carência das fontes animais, para vegetarianos.
- Quem tem alergia à semente precisa prestar atenção nas embalagens de produtos como sabonetes, cosméticos e margarinas, para verificar se há derivados de amendoim em sua composição.
Apesar de ser saudável do ponto de vista cardiovascular, o amendoim não é ideal para quem quer emagrecer. Em 100g do alimento cru, há 544 kcal!

Gordura Que Faz Bem:
Seu principal componente para a saúde humana é a gordura insaturada; e uma das principais gorduras desse tipo é o ácido linoleico. As gorduras insaturadas atuam diminuindo os níveis de LDL, que é o colesterol “ruim”. Por isso, previnem doenças cardiovasculares. O amendoim puro não contém colesterol, o que é uma excelente notícia, afinal, além de ser livre das gorduras “ruins”, ele ainda diminui os níveis já presentes no organismo. Dá-lhe amendoim!

Referência Toda Perfeita.

1 coments:

  1. Insatisfação Contínua says:

    Só lembro dos lanchinhos da escola quando não se tinha muita grana. hehehe.
    Muito legal!