Receita De Leite De Amendoim

Posted: 5 de ago de 2013 by Lux Alt in Marcadores: , , , ,
3

France foi amamentado pela mãe até os seis meses de vida. Era saudável. Contudo a mãe dele voltou a trabalhar e passou a dar leite de outro animal. A saúde de France foi sendo corrompida e foram aparecendo alergias e mazelas que reduziram bastante a qualidade de vida dele. Até que um dia na aula de ciências a professora explicou o que era um mamífero. Desde esse dia, France não mais consumiu leite de outras espécies.
***

Já experimentei anteriormente o leite de amendoim industrializado, e sinceramente não há muita diferença. A maior diferença é o valor! Fazer sua própria bebida de amendoim não leva muito tempo nem muito dinheiro! Vamos à prova:

Ingredientes:
- 1 xícara de chá de amendoim cru (inclusive com pele)
- 4 xícaras de água filtrada;

Modo de Preparo:
Lave bem o amendoim, depois deixe submerso em água hidratando por 5 minutos. Escorra e use mais água (até cobrir) para o cozimento.
Cozinhe o amendoim por 5 minutos depois da água fervida, escorra a água e coloque o amendoim no liquidificador com 4 xícaras de água filtrada. Bata por pelo menos 5 minutos e peneire com um coador de pano para café (eu comprei um só para isso... Aqui custou um real somente.) ou com uma toalha de cozinha, fininha e limpa.
Depois de peneirado o leite estará pronto!
Redeu mais ou menos 800ml de um líquido alvo, consistente, levemente perfumado. E livre de qualquer crueldade!
O que sobrou no coador (resíduo), pode ser aproveitado como uma pasta salgada. É só espremer bem e temperar (Usei um preparo de sal e alho e manjericão). Enforme em um recipiente untado com azeite. Leve a geladeira por uma hora pelo menos. Ideal para torradas e bolachas secas.

Impressões gerais: O leite de amendoim tem um sabor interessante de vegetal cru. Recomendo que consumam com adição de alguma fruta ou achocolatado (sem leite ou traços de... heim!). Um ponto positivo interessantíssimo é a textura da bebida de amendoim. Muito boa. Não é aquosa, áspera ou arenosa como alguns outros tipos de bebidas vegetais que imitam o leite. Essa é macia, e levemente cremosa. Apreciei bastante esse aspecto. Outro detalhe a se atentar, é que muita gente teme consumir amendoim em novas receitas com medo que o excesso de gordura desarranje o intestino. Relaxem! Reparem que a quantidade de amendoim que foi usada foi minúscula para tanto leite.


Receita baseada na do blog Panela da Maria.


O Amendoim

Pode ser usado como outros legumes e grãos para fazer um leite sem lactose, como bebida, o leite de amendoim.
Aqui no Brasil, é um aperitivo tradicional. Em alguns países, chega a fazer parte das principais refeições. Rica fonte de energia, a semente combina com receitas doces, salgadas, com sala de espera e roda de papo em botequins.

Semente Brasileira:
A maioria dos estudos indica que o amendoim foi identificado pela primeira vez no Brasil, durante o período de colonização. Era muito consumido pelos povos nativos, tanto é que diversas histórias indígenas se referem a essa semente. Entre os mitos Tuparis, por exemplo, a árvore do amendoim era a que segurava o céu.

Pura Proteína:
Em média, há 30% de proteínas nas sementes. Já o óleo contém cerca de 50%. Por ser uma das fontes vegetais com maior quantidade de proteína, o amendoim consegue suprir a carência das fontes animais, para vegetarianos.
- Quem tem alergia à semente precisa prestar atenção nas embalagens de produtos como sabonetes, cosméticos e margarinas, para verificar se há derivados de amendoim em sua composição.
Apesar de ser saudável do ponto de vista cardiovascular, o amendoim não é ideal para quem quer emagrecer. Em 100g do alimento cru, há 544 kcal!

Gordura Que Faz Bem:
Seu principal componente para a saúde humana é a gordura insaturada; e uma das principais gorduras desse tipo é o ácido linoleico. As gorduras insaturadas atuam diminuindo os níveis de LDL, que é o colesterol “ruim”. Por isso, previnem doenças cardiovasculares. O amendoim puro não contém colesterol, o que é uma excelente notícia, afinal, além de ser livre das gorduras “ruins”, ele ainda diminui os níveis já presentes no organismo. Dá-lhe amendoim!




3 coments:

  1. Anônimo says:

    Rola fazer com o amendoim germinado?

  1. Não sei te dizer... ^__^ Mas creio que sim.

  1. Anônimo says:

    Rola ferver o leite?